terça-feira, 18 de maio de 2010

Aprendendo a Ler - Ana Paula Lisboa

A minha boca olha, mas não sente o gosto.
O meu ouvido vê, mas não ouve.
Os meus olhos sentem, mas não vêm.
O meu corpo ouve, mas não sente nada.

A minha poesia é assim tão Ana-Crônica?
Dicotômica? Bomba atômica?
Eu sinto o gosto pelo ouvido,
Ouço mas não degusto nada.

Ando lendo uns textos novos.
Novos só para mim por que todo mundo
Já conhece.
Novas histórias, novas cores, novos sons, novos sabores.

Os antigos eu leio, leio, leio, releio, desleio e torno a reler.
Mas não ouço nada!
É um texto sem voz,
De um autor mudo e analfabeto.
Cheio de verdades falsificadas.
E que não me inspira mais.

Pura burrice minha!
Sempre matava as aulas de interpretação de texto.
Ai, se eu soubesse que elas serviram para entender tanta coisa no mundo...
São os meus olhos que não aprenderam a escutar.
Ou os meus ouvidos cegos?
A minha boca sentiu o gosto uma vez, mas foi só uma.
E o meu corpo sentiu o tato uma vez, não, foram duas.
E depois disso eu não deixei mais de ter vontade.
Eu queria mais, mas o mais me foi negado.
- Sentir muito faz mal menina!
Ou
- Esse negocio de ter sentimento não é para você!
Ou ainda
- Quem mandou você sentir isso? Que coisa feia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores